sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cozinha moçambicana

Da cozinha de Maputo, onde encontrámos um restaurante português e matei muitas saudades, directamente para a cozinha de Vilankulo a cargo da mamã Amélia! 
Se há pessoas que cozinham tão bem, que nem conseguimos verbalizar como é boa a comida, por cozinharem com amor, a Amélia é sem dúvida uma delas!Para além de cozinheira é já uma amiga de todos cá em casa, tanto pelos anos que já tem nesta casa como pela sua forma de cuidar dos outros.
Hoje recebemos visitas, eram cerca de 20 missionários que trabalham na província de Inhambane. Enquanto eles discutiam as estratégias de trabalho para o futuro, eu, a mamã Amélia, a mamã Teresa e o Mateuani preparávamos tudo para o almoço…como nos divertimos! Entre cantorias, risadas e adivinhas chegámos às 12h30 com: Arroz e feijão, frango assado, mandioca frita, salada e sumo de laranja (isto depois de 1 hora a espremer laranjas, claro!).
Aproveitei esta inspiração para experimentar uma receita de baba de camelo.
Nzu bhika. Estou a cozinhar.

Lá fora oiço o Fábio e o Nelton a resolver problemas matemáticos… Eu continuo sem conseguir resolver o meu: subtrair os quilos a mais! 

3 comentários:

  1. Parabéns, o teu blog torna-se numa janela sobre Moçambique!
    Boa missão!!!!!!!!!
    Beijos Consolatinos

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim a famosa mamã Amélia... Gosto dessa azáfama culinária! Que tal "na roça com os tachos" versão filipina...?

    Fiquei curioso com uma nova receita de baba de camelo(sempre pensei que só houvesse "a" receita); o nome do restaurante português, no entanto, não me surpreendeu muito...ehehe

    Estou a adorar os teus frescos moçambicanos e as estórias que eles desvelam. Vou sem dúvida prolongar a minha estadia...


    Beijinho

    p.s.: tudo o que tens a mais são uns quilitos de amor, Filipa! Estás muito bem assim :)

    ResponderEliminar
  3. Oh... minha qurida AMélia...
    No início, abomina que lhe invadam a cozinha, mas depois acaba por ceder e agradecer a companhia, a amizade e as ovas receitas!
    Finalmente um blog sério... Já não era sem tempo!
    Beijinho

    ResponderEliminar