terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fany Mpfumo

Hoje quero partilhar convosco uma música especial para mim. Para além de gostar muito, aprendi a tocar na guitarra e costumo ouvir os alunos nas aulas de guitarra a tocarem também lá em Vilankulo - por ter uns acordes fáceis -, no alpendre de minha casa!

Não posso deixar de vos falar daquele que a cantou pela primeira vez! 
António Mariva Mpfumo, nascido em Moçambique em 1928, ficou conhecido por Fany Mpfumo, o rei da Marrabenta. A marrabenta é um tipo de música, assim como uma dança típica de Moçambique que foi desenvolvida na capital, Maputo. Do português "rebentar" e do termo local "arrebentar" são muitos os artistas que hoje em dia lançam álbuns deste estilo musical.

Apresento-vos "A vasaty wa namuhlo", em português "Mulheres da minha terra". Fany recorda-se especialmente da Cecília "Nzi Khumbuka Cicilia".

Para as mulheres da minha terra, deixo as mulheres da terra de Fany Mpfumo.




1 comentário:

  1. vê como somos parecidas:
    também é uma musica muito especial para mim;
    também aprendi a tocar na guitarra com o meu (nosso) amigo Fernandes;
    e mais curios,o a ultima vez que a ouvi foi em vilankulo, ainda sem sonhar que lá irias parar, pelas vozes que hoje ouves nas aulas de guitarra...

    beijinhos

    ResponderEliminar