sábado, 11 de setembro de 2010

Pelas ruas de Maputo

Estava hoje no carro, nas ruas de Maputo, quando passei por uma loja que me despertou a atenção. Tinha o nome pintado na parede: "Kaya Ka Hina". 
Rapidamente tirei da mala a máquina de guerra, como carinhosamente chamo à minha compacta digital de marca branca (como vão constatar pela qualidade das fotografias!), e registei!

Os pronomes na construção gramatical do Xitshwa são um mundo, ainda assim de uma forma simplificada apresento-vos os  pessoais absolutos: Mina (eu), Wena (tu), Yena (ele), Hina (nós), Vona (eles).

Assim, fiquei a saber que existe "A Nossa Casa" no Maputo!



1 comentário:

  1. Gosto muito da tua máquina de guerra :)

    E, de qualquer forma, estou interessado em todas as linguas que não me obriguem à chatice da segunda pessoa do plural...

    Viva o Xitshwa!!!

    beijinho

    ResponderEliminar